quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Educação e afetividade

Educação e afetividade

A afetividade e auto-estima na relação pedagógica


Estudos atuais apontam como nova tendência para o sucesso escolar dos alunos o equilíbrio emocional. A escola precisa trabalhar a relação de confiança e auto-estima, para que os educandos possam se conhecer melhor como ser agente de sua própria história. Muitas vezes, os professores desenvolvem relação de desconfiança deixando de ser afetivos e comunicativos.

O sistema tem grande contribuição para o comportamento atual dos educadores, já que a vida solitária das pessoas, permeados de meios de comunicação, faz com que a sensibilidade a apelos emocionais seja maior que à racional.

O estado de espírito do professor tem grande influencia no resultado da aprendizagem do aluno. A auto-estima e afetividade do professor é de importância fundamental, pois acredita-se que não se pode pregar aquilo que não se aplica. Como o professor vai incentivar o aluno se ele próprio não se sente assim?


Elisangela Zanatta e Marta Rinaldi

Um comentário:

Caáh † disse...

profe eu adorei esse texto, Se a profe posta mais vou ler mais aqui.Totalmente Certo, acho que distancia de aluno e professor só vai gera maaais desrespeito e no jaldyr tem muitos professores que estabelessem uma relaçao afetiva e amigavel , tanto que muitos sao lembrados muitas vezes em tudo o que a gente faz, temos como exemplos professores assim , professores que fazem termos vontade de ir a escola,sem ser aquela coisa de professor de um lado aluno de outro,os tempos mudaram,muitas coisas vieram junto é tecnologias favoraveis e desfavorais a relacionamentos entre pessoas,a cada vez mais afasta as que estao perto e nos relacionamos com quem esta loonge em 2 segundos.Consequentemente a pedagogia tambem deve ser de forma diversificada, deve se enquadrar no mundo em que vivemos hoje.De uma forma ou de outra tentando ensinar cada vez mais Valorizando tando professor com aluno num ambiente Bom e agradavel.Se ajudando pra andar pra Frente (Y. )beeijo dee Tua aluna Carla Scain